O que eu gostaria de ter aprendido quando mais novo? Coisas que com certeza irei ensinar ao meu filho – Parte 01

Fala galera do blog. esse post de hoje não tem a ver muito com finanças (que também não é o único tópico abordado no blog), mas sim de experiências e fatos que eu sei hoje, que demoraram muito para eu perceber, e que se soubesse antes poderia ter aproveitado muitas coisas. este post não vai falar coisas de honra, moral ou espiritualidade. vai ter um próximo exclusivo para isso. o que vou compartilhar agora são dicas práticas que farão a diferença se hoje você tem 15 anos de idade ou menos (também serve para os mais velhos, se ainda não aprenderam). então, aí vai a lista (que será atualizada com o tempo, deem as dicas aí).


1  Tire seus documentos o quanto antes: CPF, RG, Carteira de Trabalho, etc. a maioria deles são gratuitos e não dependem do pai e da mãe para tirá-los
2  Faça cursos técnicos, especialmente nas áreas de eletrônica (informática e eletrodomésticos), construção civil (eletricidade, encanamento, pequenos reparos, etc) e manutenção de veículos (desde bicicletas até caminhões tratores – procure quem sabe e esteja disposto a aprender, se não tiver cursos deste naipe em sua região). cursos na área naval, de torneador e outros também são bons
3  Faculdade hoje em dia, mesmo em cursos de bacharelado como engenharias é focada excessivamente em pesquisas (produção científica) e decorebas. O ideal mesmo é fazer um curso técnico que é mais rápido. Dependendo da área tecnólogos também valem
4  se você não sabe o que é vestibular, aprenda o quanto antes que ensino médio não vai te ajudar em nada.  Se quiser ganhar bolsas de estudo em universidades internacionais, mesmo que sejas inteligente, sem conhecimento sua inteligência não servirá de nada. se é meio nerd, procure o quanto antes aprender fundamentos de química, física, eletrônica e matemática. lá fora os moleques aprendem isso desde cedo. só aqui no bostil que não. aí sim vc poderá pensar em competir para alguma merda
5  se você não tem dinheiro, procure um jeito de assistir e baixar aulas e tutoriais do youtube. O conteúdo é bem melhor, mais direto e prático do que num curso comum. Também existem outros sites hoje em dia, coisa que na minha época não tinha. Aproveite a internet, baixe livros e vídeos, compre uma tv com entrada para pendrive e um leitor de ebooks e divirta-se
  se você seguiu essas dicas aí em cima, é quase certo que vai tirar um dinheiro já na adolescência. Não é muito, mas vai ser melhor do que 90% dos APBF do brasil (adolescentes pobres betas e feios). Aproveite e veja se consegue abrir uma conta mista (corrente+poupança. se não me engano no banco postal vc pode abrir uma. aproveite e vá juntando dinheiro. até ter uns mil reais, pelo menos. 10 mil é a meta.
6  agora que já tem 18 anos e está tirando seu dinheiro, já juntou pelo menos 10 mil, comece a estudar bolsa de valores. Por ora esqueça CDB’S, CDI’S, E TUDO QUE FOR RENDA FIXA. Você está interessado em renda variável (ações) procure saber o que é suporte, resistência, padrões de candle e etc.
7  já estudou? Abriu conta numa corretora? Espero que tenha escolhido uma que não cobra taxa de custódia. Isso garoto esperto. 
8  quer aumentar o salário? Finalmente faça uma faculdade. Procure saber quais são os melhores salários do brasil. Talvez você tenha visto que as exigências, carga horária e salários são melhores no setor público.  E é verdade. Sabe porque eu não lhe recomendei a ir por esse caminho? poderias ter estudado direito administrativo, constitucional e penal logo cedo! raciocínio lógico, e matemática, português e redação!. realmente. só que esse é o caminho mais fácil. e hoje em dia já está saturado. as coisas lá de cima praticamente só vão saturar depois que inventarem robôs pra te substituir. então aprenda manutenção de robôs também. se você se aprofundou na programação e eletricidade que eu te passei lá em cima, você já tem meio caminho andado.
9  o que eu acho de medicina? Responda 3 perguntas: você se sente bem com sangue? Não suporta ouvir relatos de cirurgias que sua pressão baixa? Se sentiria bem lidando com gente estressada, doente, bêbada e ferida, sabendo que qualquer erro besta você será duramente criticado por isso? sabe que se matar um paciente vc fudeu com sua carreira? aguentaria trabalhar em plantões insanos de 12, 24 horas, e às vezes emendar um trabalho num hospital com outro, sem vida social nenhuma, para ganhar míseros 30k por mês? se vc suporta tudo isso numa boa, merece meus parabéns. essa vida não é pra mim.
10  aprenda botânica. Isso mesmo. Plantar comida é que nem fazer seu próprio dinheiro. Se já tem uns 30 mil pode comprar um terreno grande num interior da vida. Algumas sementes são bem caras e vendem bem. É o trabalho mais fácil de todos. Um eterno gerador de dividendos.
11  esqueça suas paixonites de adolescente. Não, por mais que elas dêem (falsos) sinais, elas não estão nem aí pra você, tem pelo menos 30 caras atráss dela e ela tem rolo PELO MENOS com dois. Sai dessa. Esqueça as mulheres até ficar rico.
12  manere na pornografia. Manere bastante a ponto de não usar mais do que uma vez por semana. Uma vez por mês é o ideal.
13  aprenda a ser cafajeste com aquele cara que você mais odeia. Observe ele. Ele é insuportável não? Apesar disso as pessoas gostam mais dele e tratam ele melhor do que você. Deal with it.
14  por agora alista acabou. Mas calma aí, conforme minhas lembranças permitirem eu vou escrevendo.