Qual modelo de carro usado/seminovo eu deveria comprar?


Olá galera, antes que comecem a hatear aqui, já aviso 2 coisas:

  1. Os comentários aqui passam por moderação
  2.  Tenho bons motivos para comprar um carro, então leia o post primeiro

Eu ando a pé com minha esposa desde o tempo em que a conheci, em que eu nem mesmo trabalhava. De lá pra cá, sempre ficamos dependendo de caronas dos outros até aí tudo bem, minha cidade não têm ônibus e o táxi é caro, então não era tão difícil assim levar duas pessoas num carro. Só que agora, como temos dois filhos, as coisas se complicam a cada dia. Até mesmo para ter que buscar os filhos no colégio é complicado devido o trânsito horrível e perigoso da cidade. É horrível andar a pé numa cidade sem infraestrutura. Já morei aí no sul, e por pior que algumas calçadas sejam,  aqui o negócio é pior.

Seja entulhos, seja a impossibilidade de sequer andar a pé nelas (imagine então com carrinhos de bebê e similares) foram um dos motivos que me forçam a ter de comprar um carro. Claro que não preciso de um carro novo. Pelo contrário, mesmo um carro de 20 anos atrás eu me contentaria, claro que se for pra comprar um vou querer que seja pelo menos completo (vidro, ar, direção e travas) o que não é difícil de achar. Tá cheio de gente querendo vender carro devido a crise, então creio que esse seja o momento certo de adquirir um. Ainda não tenho o dinheiro para comprar à vista, meu plano é pegar as minhas férias, que devem render uns 6k, e juntar uns 800 reais por mês. ou seja, em um ano eu teria juntado 15 mil reais o que daria para comprar um carro com alguns anos de uso.

Outra opção que eu vi seria comprar seminovos  nessas revendedoras, vi bons preços, entre 27 a 30 mil, com carros com pouco mais de 1 ano de uso e uns 30 mil km rodados. O grande problema é que num financiamento de 4 anos, um carro de 30 mil vai pra 48. eu prefiro ficar aportando enquanto isso. então provavelmente comprarei um carro de até 20 mil, à vista. Gostaria da sugestão de vocês, já me recomendaram não comprar carros baixos  estilo sedã, devido minha cidade ser horrível em buracos e lombadas, fora as muitas estradas de terra. Então um gol seria uma opção viável, creio eu.  Manutenção e peças relativamente fáceis de serem encontradas. Lembrando que o carro não pode gastar demais, mas também não deve ser tão pequeno como um uno mille, afinal são dois adultos e duas crianças no carro.