[Dicas de sovinagem] Receitas Frugais

Hoje estreia a série de posts de receitas frugais do HighLander. Já faz um tempo que queria postar algo do tipo, mas andava meio desanimado. As receitas que postarei deverão se encaixar em algum dos seguintes critérios:

  1. Ser Rápida ou prática de fazer (pretendo não postar receitas muito elaboradas, pois muitos dos ingredientes que você vê em receitas são difíceis de encontrar por aqui)
  2. Ser mais econômico do que sua versão industrializada/comprada na rua (de nada adianta você fazer sua própria comida se for gastar mais com isso)
  3. Qualquer pessoa poderá comer (Isso significa não somente que a receita seguirá a linha low-carb mas que evitarei incluir alimentos que contenham glúten, lactose, que não seja kosher., etc )
  4. Que sejam minimamente gostosas (a gororoba tem que ser boa de comer ou pelo menos palatável)
  5. A receita não deve conter aditivos químicos artificais, tais como conservantes, corantes, aromatizantes, etc, exceto quando for estritamente necessário. (Por exemplo, utilizar fermento biológico ao invés do químico, por exemplo, – quando for possível)

Muito bem. Para estrear o post de hoje, vai uma receita de “sorvete” caseiro (na verdade é um “sorbet” ou gelado de fruta.

O sorbeté uma sobremesa gelada que, contrariamente ao sorvete tradicional, não contém crème fraîche, leite ou gema de ovo. Consumido normalmente como sobremesa, é preparado a partir de um “purê” de fruta ao qual é adicionado água e xarope de açúcar.

Tive essa idéia após assistir o seguinte comercial da POLIXOP Polishop:

Então pensei. Poxa, esse produto parece interessante. Fui ler o review dos usuários e descobri que o produto é um lixo, que o “sorbet” não fica que nem no comercial, que boa parte da fruta fica ali dentro, que o produto vive dando defeito e por aí vai. Em suma economizei 230 reais só de não comprar o aparelho. Mas numa review a pessoa deu dicas de como fazer o mesmo “sorvete” de forma caseira. Basicamente você congela a(s) fruta(s) desejada(s) da qual deseja fazer o sorvete. Depois Bate ela no liquidificador e põe de volta ao congelador durante +- 8 horas. Sim eu sei que é muito tempo, Mas nem todas as frutas você precisará por de volta no congelador. Eu testei com kiwi e também com morango e ficou bem melhor que o sorvete da fruta. O sabor ficou bem mais intenso (quem diria, eu jurava que após congeladas as frutas perderiam um pouco o sabor). A fruta fica parecendo mais um picolé do que um sorvete, antes de  bater no liquidificador.
Existem outras frutas, como a banana e a manga, que requerem um tratamento especial. Como não gosto de “kibar”  conteúdo de ninguém, segue o link para esta receita:
“Sorvete” de Banana

Existem outras receitas por aí.  Você obviamente deve saber que um “sorvete de verdade” contém corantes, espessantes, e tudo mais. Para efeitos de economia e saúde, é fundamental que um JPBF comece a aderir aos “sorvestes de mentira” por assim dizer.  E assim que se vence a matrix. Uma atitude de cada vez.