[Receitas Frugais] Vale a pena fazer pão em casa?

pao-caseiro

Fala Galera, esses dias eu tenho testado diferentes receitas de pão integral. Não só porque eu gosto do sabor, mas também porque sai mais barato do que comprar num supermercado (por aqui o mais barato é 6 reais e vem, é claro, com um monte de aditivos químicos artificiais. Os pães integrais tem um menor índice glicêmico (uma porcentagem menor de carboidratos se comparados ao pão comum). A grande questão é: vale a pena o esforço e o tempo gasto só para economizar no pão? Quantos % é possível economizar, em relação ao pão de padaria/supermercado?
Antes de mais nada é preciso saber que não, o pão jamais ficará igual o da padaria ou do supermercado. Isto porque além de serem utilizados produtos tais como melhoradores de farinha (ou farinhas mais caras) eles também tem um maquinário próprio e ideal para isso, desde o forno até os demais equipamentos.

Ou seja, se formos contar apenas a parte dos ingredientes, é possível economizar no mínimo 30% em relação ao pão comum ou integral.  Porém tudo pode mudar. Se você assa pão no forno comum de fogão, então vai gastar um gás danado e neste caso compensa fazer uma quantidade maior de pão – que vai estragar se você morar sozinho. Se você investir numa máquina de fazer pão poderá fazer menos pão e acordar com cheiro de pão quentinho, se programar a máquina, porém, vai gastar uma eletricidade e a não ser que você use painéis solares isso pode doer no bolso.  Como os valores dos ingredientes mudam muito de um local para outro (sim, a diferença é bem alta) então é mio complicado ficar fazendo simulações por aqui.

Outro fator a se levar em conta é o tempo. Mesmo que você use máquina e faça a receita rápida padrão, você vai gastar pelo menos uma hora do seu dia. Quanto você ganha em uma hora de trabalho? 5 reais? 10, 15 20? faça as contas e ás vezes não vai compensar o trabalho todo, quando se pode em menos de 15 minutos comprar o pão já feito.  E é por isso que são poucos que fazem o pão em casa. Pode ser uma forma de ganhar dinheiro, mas seu pão tem que ser bom.