[Dica] Adquira um emprego e um veículo antes de iniciar uma faculdade

Como todo JPBF sabe a faculdade é uma das coisas que todo mundo deve fazer se quiser progredir minimamente na vida (pode ser somente 5% se sua faculdade for ruim como a minha, mas convenhamos, já é um upzinho). E a minha primeira dica é: arrume um emprego, de preferência que pague bem. Quando comecei minha faculdade pública (isso mesmo, havia passado em 2º lugar numa federal) eu achava que a faculdade era como um colégio comum, apenas uma progressão. Ledo e terrível engano. A faculdade é totalmente diferente. Para começar existem muitos professores esdrúxulos que fazem prova valendo míseros 3 pontos.  Isso se você acertar todas as fodendas questões da prova, que costuma ter várias páginas. Como os professores não sabem estão de saco cheio de dar aulas eles inventam 1001 trabalhos e seminários que valem seu ingresso para o próximo semestre. Eles fingem que ensinam e os alunos fingem que aprendem. Ah e  você tem que fazer esses trabalhos em grupo com pessoas que não estão nem aí pra nada. Porquê? metade é playboy/patricinha que tem os estudos bancados pelos pais e que ou não querem fazer o trabalho com você ou são vagabundos mesmo que só querem saber de farra mesmo. A outra metade é composta de esquerdistas maconheiros integrantes de Centros e Diretórios Acadêmicos filiados à CUT. E uma pequena parcela é JPBF como você.

O fato é que você irá gastar com livros e Xerox à rodo na universidade pública (pelo menos uns 100 reais por mês). Se sua faculdade for particular, menos mal, porém a mensalidade irá pesar no bolso. E esses são gastos básicos. Se você não tiver os pais para lhe ajudar, provavelmente fará o que eu fiz. Eu larguei a universidade pública que eu havia passado e me foquei em concursos públicos. Me dei mal no primeiro que fiz, mas com o tempo fui ficando bom até que passei em um de nível médio que me pagava na época uma média de 2400 reais. Comprei uma moto.  E ela me ajudou bastante. O fato é que na faculdade você irá participar de seminários, se você cursar engenharia como eu terá que ir a campo rodar vários quilômetros. Se você morar em capital então, provavelmente terá que pegar um ônibus para ir para a faculdade. A minha faculdade ficava a uns 2 km de distância da minha casa. Porém aqui no Pará é assim: chove todos os dias no verão. No inverno chove o dia todo. Se você for a pé para a faculdade, mesmo com guarda chuva, vai chegar molhado. Se for de bicicleta, piorou. De moto ainda existe aquelas capas e tal, mas eu achava uma merda de por e de tirar. Na verdade eu creio que essas questões são válidas inclusive para o ambiente de trabalho. Se eu fosse o pobretão, pegava um carro de uns 10k, para ser frugal mesmo e usava ele até. Só o ganho psicológico de fazer isso (e ele dirige o carro do pai dele e sabe como é) é imenso. Não sei realmente porque ele não fez.

Então é isso: se você não vai ter alguém que te banque ou como se sustentar durante a faculdade, nem tente. E tenha um veículo, conforme a distância da sua faculdade. Perto bicicleta, longe moto ou carro.

  • Pobre Sonhador

    Parabéns pela nova aquisição! (posts anteriores). Faculdade é assim mesmo. Uma farra onde os JPFBs não foram chamados. As pessoas já se tocaram que não serve para nada. Estão só para conseguir o canudo e mostrar para família que “venceu na vida”, mal sabem que a conquista do papel só é a epígrafe para o mar de merda que virá pela frente. Dobra-se as responsabilidades e aumenta-se o salário no máximo em 5% (como você disse). Se eu pudesse voltar no tempo, nunca que teria iniciado a faculdade. Iria procurar fazer contatos, faria um curso de especialização em qualquer área e partiria para ela. Abraços!!