IF VERDE: uma caminho (mais rápido?) alternativo para a IF

E aí galera, o blog está de volta, ficou off por causa de um maldito plugin (jetpack), mas agora consegui consertar.

Como eu já falei em posts anteriores, minha meta de IF não é um milhão, mas míseros 100k. Porquê? porque se investir bem esse dinheiro, não precisaria mais do que isso. Esses dias estive pensando numa frase  de Ron Finley que diz o seguinte:

Cultivar sua própria comida é como imprimir seu próprio dinheiro

Eu achei uma idéia boa e interessante. Na verdade venho pensando nisso já há algum tempo. Mas como um cidadão metropolitano que nem eu, que mal plantou feijão no copo vai iniciar uma horta? Ora, hoje em dia a tecnologia está aí para que nós pobretões possamos tirar proveito dela.Eis que lhes apresento o FarmBot.io

 

É um vídeo curto, está em inglês, mas é fácil de entender. Basicamente é um projeto open-source que utiliza um robô para efetuar o gerenciamento de sua plantação. E altamente personalizável, escalável e adaptável. O custo inicial é meio alto se você quiser ele pronto. (+- 3k em dólares). Montando ele por si só deve dar uns 3k em reais.

Veja as imagens abaixo:

Hardware Necessário

 

Ele pode se integrar com o OpenFarm.CC que é um site que ensina como plantar as coisas.

“Mas eu moro em apartamento, não posso fazer uma horta”

Pode sim, o Serpar, Serviço de Parques de Lima, no Peru, criou passo-a-passo que mostra como é possível fazer uma horta em casa, ocupando apenas 1 m². Veja na figura abaixo como é simples:

horta-metro

 

Mesmo se você não tiver 1m² em casa (o que deve ser difícil) é possível plantar até em garrafas pet, mini vasos, etc. O sistema aí de cima pode alimentar uma pessoa por até um mês. Então na verdade precisarei de bem menos do que eu pensava acho que 20-25m² vão dar, já que plantarei frutas e grãos também.  Uma das vantagens é o custo baixo e o retorno relativamente rápido, se compararmos à corrida do milhão, que pode levar 10 anos ou mais.

Quando meu projeto da ilha estiver pronto, esse será o 2º passo que irei tomar.

  • O Pobre Sonhador

    Ótima ideia!! Realmente, fazendo uma horta é possível economizar uma grana monstra com alimentação. E te ajudar a chegar a IF como um foguete. Já me peguei pensando até fazer isso aqui em casa, mas Infelizmente moro em um apto lixoso sem espaço para nada. A única solução seria uma mini horta nas janelas, mas não valeria a pena, pois não mudaria significativamente minhas contas. Abraços!!

  • Angelo Carlos

    Teu blog é foda highlander, muita coisa boa foi escrita aqui. Essas dicas de horta são show! Pretendo começar uma aqui ainda no feriado (me empolguei com uns tomates que nasceram sozinhos). Grande abraço.