[Dica de Negócio] Apicultura – Um ramo cada vez melhor para o JPBF

Quem me conhece aqui no blog sabe que eu busco seguir (embora nem sempre consiga) o vegetarianismo. Não somente por causa da frugalidade, mas também porque é um estilo de vida saudável que me poupará dor de cabeça no futuro. Mas isso não quer dizer que eu não coma leite ovos ou mel (Os quais se corretamente utilizados e obtidos na fonte não farão mal à saúde). Também não acho errado caso você more em algum lugar frio utilizar-se de peças de couro para se aquecer. Há uns tempos atrás estava conversando com um colega meu que é apicultor. Ele realmente manja do negócio e ganha dinheiro com isso (pena que o mercado local aqui não seja muito forte) . Assim que eu tiver meu próprio terreno pretendo mexer com isso também. Se você também é um JPBF, eis algumas coisas que você deve considerar:

  1. Nem todas as abelhas são agressivas ou possuem ferrão. Porém mesmo as abelhas agressivas podem ser “domesticadas” e o mel das que possuem ferrão é considerado mais saboroso, por isso é mais caro.
  2. O ideal é que no terreno haja uma boa variedade de flores, pois é do néctar que as abelhas fazem o mel. De preferência um terreno plano ou não muito acidentado. O tipo de flor vai definir o sabor do mel, então por causa disso é possível até mesmo encontrar mel com sabor de eucalipto e outras plantas mais exóticas, embora seja raro.
  3. Existe uma solução ideal se você não deseja ser um grande produtor, mas sim um consumidor que revende o estoque, assim como eu. É o projeto “Honey Flow” que você pode conhecer no vídeo abaixo:

Uma Introdução ao Flow™ Hive.

O sonho de todo apicultor, basta girar a válvula da colméia e ver o puro mel sair imediatamente direto da sua colméia “Flow™ Hive” para a sua jarra! Sem bagunça ou sujeira, e sem incomodar as abelhas.

Participe da Revolução do Mel!

 

Enfim, voce pode ver que o TEMPO e o TRABALHO são reduzidos a praticamente zero com esse projeto. A não ser que você também goste de comer o favo que nem eu então realmente seu trabalho com as abelhas será quase nulo. basta ir lá uma vez por dia para acompanhar….

 

O Kit mais caro do site custa menos de mil dólares (± 3k + o frete). Eu sei que parece caro, mas o % de lucro na apicultura é bem alto.

 

Aproveitando o espaço gostaria de recomendar o blog do Burguês Inglório. Foi ele que me deu a idéia pro post e eu já inclui ele no meu blogroll.

 

Então é isso aí, qualquer dúvida sobre o assunto é só mandar aí nos comentários que eu vou falar com meu amigo e ele responde. Quem sabe até não peço pra ele gravar um vídeo da colméia dele? Até mais, abraços!

  • Pobre Sonhador

    Cara fui dormir pensando e procurar alguma fabrica de plásticos para fazer um dispositivo igual e vender para todos os apicultores do Brasil ou eu mesmo criar uma fazenda de abelhas. Imagina o lucro que esse dispositivo faria antes de um possível processinho? E do jeito que é nossa justiça, não daria nada. hahahaha Claro que não faria igual, pois eu achei ainda primitivo, só com a cabeça no travesseiro eu já pensei em umas 5 possíveis melhorias.

    • HighLander

      É mais fácil você procurar o modelo 3d na web e ver se vale a pena imprimir em 3d para se ter o molde inicial…processo? como você falou é possível implementar melhorias e adaptações…