Lista de Países onde não se paga IPTU e você REALMENTE é dono da sua casa

Post traduzido e adaptado do site  http://nomadcapitalist.com

Ilhas Fiji
As Ilhas Fiji são um dos poucos países sem impostos de propriedade. No entanto, alguns desses países ainda cobram uma taxa de autenticação de documentos no momento da compra.

Freqüentemente nós discutimos a idéia de que o governo é um mal grande, mas às vezes necessário.

Todos nós sabemos que o  governo bostileiro é  uma merda e pode tomar sua propriedade a qualquer momento (como aconteceu com o burguês inglório) e por conta disso o ideal é diversificar seus investimentos e propriedades ao redor do mundo.
Mas não é só no Brasil que isso acontece. Na terra do Tio Sam também se paga imposto. Eu acho ridículo você ter que pagar imposto para poder morar na sua própria casa. Isso apenas é uma prova de que você realmente NÃO É O DONO da sua casa ou da sua terra. Na verdade você é considerado devedor para o governo e se quiser usar sua terra terá que pagar por ela.
Para piorar a situação, não existe nenhum “plano vitalício”, ou seja, você tem que ficar pagando para o resto da vida, e dos seus descendentes também. Na prática isso equivale a assinar um contrato de escravidão com o governo – para a vida toda. Não muda em nada em relação a ficar pagando aluguel – você pode ser despejado sem dó nem piedade. Felizmente hoje em dia quem tem dinheiro pode viver “sendo bem tratado”, e isso vale pra quase qualquer coisa.
A mesma coisa vale para impostos de propriedade
Parando pra pensar, realmente é um péssimo negócio comprar imóveis no Bostil. MST, Funai, GreenPeace e tantos outros órgãos vivem enchendo o saco dos produtores aqui na região. Tem que ser muito louco para encarar uma parada dessas. Além de tudo isso o imposto aqui é caro pra ca*****.
Um outro fator interessante a se levar em conta é que no Brasil os preços dos imóveis em muitos lugares estão sobrevalorizados…E os poucos terrenos e locais com propriedades baratas ainda assim não se comparam com os dos outros países.
Então ao juntar todos estes fatores percebi que vale muito a pena sair do Bostil. Além de não pagar imposto caro (ou não pagar mesmo), existem locais com potencial imenso de valorização futura, com terrenos baratos.
Lembrando que se você perder a cidadania brasileira já não vai precisar pagar o imposto de renda…
Então vamos ao que interessa:

Países sem taxas de propriedade

Sim, realmente existem países que são sensatos e não cobram esse imposto absurdo. Se voe sequer sugerir isso no Brasil eles vão falar que não vai ter dinheiro pra saúde e nem pra educação.
Eles acham que pagar 400 reais de IPTU por mês é pouco.
Na verdade para o governo, imposto nunca é demais.
Eles não acreditam que o livre Mercado pode cuidar dessas coisas. Mas existem vários lugares  que mostram o contrário.
Na Croácia, por exemplo, não se paga IPTU todo ano. O que se paga é uma taxa quando você compra a propriedade, que é um valor percentual, mas também é só. Depois disso nenhum imposto a mais. Ah, e se você ficar com a propriedade durante 3 anos ou vender para um familiar até antes disso você não paga nenhum imposto sobre o ganho de capital, mesmo que tenha vendido bem mais caro depois.

Na ilha de Malta, na costa da Itália, funciona parecido. Sem IPTU, somente a taxa da compra.
O principado de Liechtenstein (se pronuncia Lirrtenshitain), que é um dos menores estados da Europa também não cobra impostos de propriedade. O que preocupa lá são o preço das propriedades que é bem alto e a questão da jurisdição bancária, mas isso é assunto pra outro post.
Também na Europa, outro pequeno estado que não cobra impostos de propriedade é Mônaco No entanto assim como em Liechtenstein, prepare o bolso. Porém lá se você  alugar a sua propriedade existe uma taxa de 1% que é paga pelo inquilino.
Fora da Europa, existem alguns países que também não cobram esse imposto. A maioria é claro são ilhas tropicais, que pra mim parecem bem interessantes.
As ilhas Fiji não cobram impostos sobre terras alodiais (terras que não são do governo, quase um país). Só que menos de 10% de toda a ilha é assim, a maior parte  foi criada pelo governo britânico para incentivar os agricultores a se estabelecer na área há alguns anos atrás, mas muitos dizem que este é um dos melhores investimentos a se fazer na região.
Comprar um terreno e até mesmo obter nacionalidade lá não é tão difícil. Também é possível não pagar imposto de renda ganho de atividades em outros países.
Outra opção semelhante são as Ilhas Cook, que não cobram imposto de renda nem IPTU..
Para quem gosta de algo mais exótico lá no Oriente Médio existem vários países que não cobram imposto de renda. Israel por exemplo não cobra IPTU, mas tem um sistema de “imposto de aquisição” que varia dependendo do preço e tipo da propriedade.
Dubai também não cobra IPTU, apenas uma taxa ao comprar a propriedade. Em países como o Bahrein nem isso cobram.
Eu pelo menos não me sentiria muito confortável comprando terrenos por lá, mas talvez eu mude de opinião no futuro.
Eu já ouvi falar de outras ilhas em que supostamente não existe IPTU, como as Seicheles, mas na verdade o sistema é outro.    O que acontece lá é que paga-se um imposto de 7% sobre o valor da propriedade, que costuma ser dividido em várias parcelas.     O imposto na venda também é bem alto então não compensa. Lá é preciso pagar adiantado, e a burocracia é infernal.
Existem poucos países que não cobram IPTU ou algo parecido. Muitos cobram a taxa de aquisição da propriedade, que pelo menos é só uma vez.
Se for para escolher, é melhor pagar só uma taxa não é mesmo? Assim nossos custos são limitados.

  • Guilherme

    Acho melhor fazer um barco e ficar com ele em águas internacionais. Assim vc não paga nada pra filho da puta de governo nenhum!

  • Claudia Freitas

    Gostaria de saber quais impostos e percentuais são pagos qdo se compra e vende um imóvel. Pq é sobre valor a validado pelo governo, muito maior que valor de venda?

    • Se vc comprar uma casa por 100.000 temerosos e vende por 150.000 temerosos vc vai pagar o imposto em cima dos 50.000