[Review] Livro FreedomNomics – Porque o Livre Comércio Funciona e Pode Resgatar a Economia Mundial

Fala galera, como sabem não sou muito de postar review de livros pois além de existirem muitas por aí acho que somente com a leitura completa do livro você pode dizer se ele é bom ou ruim. Mas existem alguns poucos livros que eu gostaria de recomendar, então darei início à esta seção no blog. O primeiro da lista vai ser este que para mim é praticamente um clássico do liberalismo econômico:

FreedomNomics - Porque o Livre Comércio Funciona e Pode Resgatar a Economia Mundial.
FreedomNomics – Porque o Livre Comércio Funciona e Pode Resgatar a Economia Mundial. (“Freedomnomics: Why the Free Market Works and Other Half-Baked Theories Don’t” Em Inglês).

O Autor John Richard Lott Jr é um economista americano, pró-armas que também escreveu o Livro More Guns, Less Crime (Mais armas, Menos Crimes). O livro basicamente é uma introdução ao liberalismo econômico, mas também uma ótima refutação ao lixo esquerdita chamado Freakonomics. No livro é mostrado que o direito de portar armas em público nos EUA ajudou a reduzir os índices de violência (mesmo os com armas), ele também mostra que a legalização do aborto gera um aumento no número de filhos bastardos e que o voto feminino leva a um aumento no tamanho do governo, entre outros itens interessantes. Eu gostei do livro porque apesar do cara ser libertário ele também tem uns pontos de vista bastante conservadores.

Eis os tópicos abordados no livro:

  1. Universidades (Porque os professores/reitores e funcionários tendem a apoiar governos esquerdistas)
  2. Combustíveis (Porque aumentar os preços pode às vezes ser a melhor solução)
  3. Medicamentos (Ele mostra que os remédios são mais caros nos EUA para pagar as pesquisas científicas dos medicamentos – e que se não fosse isso o resto do mundo provavelmente não poderia pagar por eles)
  4. Carros Novos vs Usados (Ele mostra que não é bem verdade que o carro perde 20% do valor ao sair da loja – e que se o carro for usado você pode até mesmo vender mais caro do que o preço que você pagou)
  5. Doação para Campanhas Políticas (Ele mostra que as leis que limitam as doações para políticos na verdade beneficiam aqueles que já são conhecidos ou que já tem dinheiro)
  6. Reputação de empresas (Ele mostra que num livre mercado a reputação é mais importante do que as regulações e selos do governo)
  7. Diplomas (Ele mostra que a indústria de diplomas e regulação do governo na verdade impede os bons profissionais de ingressarem e atuarem no mercado. Mesmo ele sendo professor ele não pode lecionar em certos estados)
  8. Criminalidade (Ele mostra que o que aumentou os índices de criminalidade nos EUA foram as ações afirmativas na polícia (cotas) e que nos lugares com pena de morte e porte de armas liberados a criminalidade diminuiu. Também mostra que o controle de armas não reduz a criminalidade)
  9. Voto Feminino e Fraudes Eleitorais (Ele mostra que além das mulheres votarem em candidatos mais esquerdistas em geral (favoráveis a um governo maior), depois que o voto feminino foi liberado o gasto com as eleições só fez aumentar. Ele também mostra casos específicos norte -americanos sobre fraudes nas eleições  com sistemas eletrônicos e burocracia na hora de votar.

Tem outros pontos também, mas esses foram os que eu lembrei agora. É um livro meio grande, com quase 300 páginas e que rende uma boa leitura.

Ah, esqueci de avisar, o autor tem um blog, http://freedomnomics.blogspot.com.br/

 

  • Pobre sonhador

    Cara vou comprar para ler também, gosto sempre de ouvir os dois lados. Abraços!

  • Patrick

    Obrigado pela indicação, pretendo ler esse livro! O nome me lembrou muito um livro chamado Freakonomics, que é um jeito de pensar lateralmente observando os principios da economia, creio que você gostaria! Valeu meu caro, bons ganhos e um grande abraçoo!

    • HighLander

      Pois é meu caro, esse livro é justamente uma refutação ao Freakonomics.