[Review] Livro Pai Rico, Pai Pobre

Resolvi deixar minha opinião aqui sobre um livro que é praticamente leitura obrigatória entre nós pobretões:Capa do livro pai rico, pai pobre

Para muitos eu nem preciso falar nada, e apesar de estar cheio de reviews por aí, decidi falar desse livro porque foi um dos poucos que mudou minha vida. O livro é bem teórico, o autor começa fazendo várias comparações entre o pai dele (pai pobre) e o pai de um amigo, que por sorte era “rico” e desde pequeno ele foi percebendo que os hábitos e estilo de vida das pessoas ricas eram bem diferentes. Elas não estavam presas na “corrida dos ratos”. Nem vou explicar aqui o que esse termo significa, quem é da área de finanças já sabe, e quem não sabe, olha no Google. Esse termo foi interessante para mim, pois é o que todos buscam afinal de contas. E ele mostra de forma bem teórica como fazer isso. Através de gráficos exemplificando o que são ativos e passivos ele mostra como é possível viver de renda. O segredo é adquirir vários ativos e eliminar os passivos. É interessante notar que nem toda despesa é passivo (por exemplo alimentação é uma despesa recorrente, porém não entra na categoria de passivo, afinal de contas ela realmente é necessária para você viver – o que pode ser feito por exemplo é cortar os itens supérfluos). Ele também mostra que várias coisas que as pessoas consideram como ativos como imóveis e veículos na verdade são passivos se você não estiver ganhando dinheiro com eles.

Eu gostei tanto dessa parte que vou colocar os gráficos aqui no blog. Para quem tem o livro, é só ver o capítulo 3 (Regra número um) do livro.

 

padrão de fluxo de caixa de um ativo (ativo gera renda)

 

Parão do fluxo de caixa de um passivo (passivos geram despesas)

Toda a renda da pessoa vem do emprego e só dá pra pagar as despesas

 

O Salário agora além de pagar as despesas - paga também os passivos

DENSTRATIVO DE ONDE VEM A RENDA (CONTRACHEQUE) O QUE SÃO AS DESPESAS E O QUE SÃO PASSIVOS

 

6

7

 

8

 

9

10

11

12

 

 

 

13

14

15

16

17

 

  • Alberto

    Dá para resumir a única orientação que vale no livro numa única frase: “pegue o seu dinheiro e não invista em patrimônio ou situações que só gerem despesas, invista em coisas que geram mais renda”. O resto do livro é “autoajuda enrolandis”.