Como Fazer para que seu dia-a-dia não seja uma merda

“Qualquer coisa que possa ocorrer mal, ocorrerá mal, no pior momento possível”.

Major Edward Alvar Murphy Jr. engenheiro aeroespacial norte-americano.

Se algo pode dar errado, acredite, vai dar errado. Não é questão de ser pessimista, mas sim realista. Mas nem tudo na sua vida precisa ser um caminho de espinhos. Existem pequenas atitudes que você pode tomar ainda hoje, que acredite, farão diferença a curto, médio e longo prazo. Na verdade essas atitudes mudarão a forma com que você encara sua vida, mas a verdade é que a sua vida não deve mudar tanto assim. As premissas abaixo estão baseadas na minha filosofia de vida pessoal. Como sabemos o nosso finado pobretão partilhava de crenças do estoicismo, embora porém muitas delas beirassem ao mais simples e puro egoísmo. Eu decidi eliminar o egoísmo da minha vida (não, eu não virei espírita ou LBV, calma aí). Mas chega de enrolação e vamos direto ao ponto.

Porque Deus faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos.
Mateus 5:45

Perceba no verso acima, que em teoria, todos começam com as mesmas chances (probabilidades). Isso é especialmente ruim para nós, que estamos em desvantagem, seja ela financeira, física ou social. Então o primeiro passo aqui deve ser feito logo ao acordar. De preferência acorde cedo, na primeira hora do dia. Infelizmente devido minha rotina de trabalho eu nem sempre consigo praticar este “ritual”.

Pela manhã ouves a minha voz, ó Senhor; pela manhã te apresento a minha oração, e vigio.
Salmos 5:3

 Logo após acordar (lave o rosto, se preciso para realmente “despertar”), você deve agradecer ao Deus Criador. Eu não me importo qual sua religião, se você acredita ou não em Deus ou se sua vida é uma merda. Você ao menos está vivo, oras. Aproveite para agradecer todas as coisas boas em sua vida, não importa quais. Depois disso, peça que Deus  abençoe o seu dia e te oriente em todos os passos que você irá tomar. Não seja egoísta aqui. Tem alguém na empresa que você odeia como seu chefe? Ore pelo fdp, para que Deus afaste os demônios da vida dele e possa te tratar melhor hoje. Ah, claro, ore também por alguém que você goste oras. O ideal é ter o nome das pessoas anotado em algum lugar, como um caderno, assim você não esquece. Tem alguma projeto ou algo especial que quer que dê certo nesse dia? Ore por isso também. Nesta hora, é bom utilizar algum devocional bíblico para meditação diária. É um livro que você lê uma página a cada dia, mostrando exemplos práticos de pessoas que confiaram em Deus e por isso tiveram êxito em seus projetos. Quando eu faço isso tenho a certeza de que tenho a bênção de Deus e que portanto terei menos chances de falha. Se você não tiver, recomendo que leia uma porção do livro de Salmos ou Provérbios, que já é um ótimo começo.

Livro Devocional que estou lendo este ano. Não precisa comprar, clique na imagem e leia de graça!

 

Sete vezes no dia te louvo pelas tuas justas ordenanças. Salmos 119:164

Também eu te louvarei ao som do saltério, pela tua fidelidade, ó meu Deus; cantar-te-ei ao som da harpa, ó Santo de Israel. Salmos 71:22

O 2º passo aqui envolve aquilo que hoje chamam de musicoterapia. Já ouviu aquela frase, “Quem canta seus males espanta”? Pois é, cientificamente falando, cantar é um ótimo remédio. Mas não é qualquer tipo de música. De preferência músicas suaves (nada de rock ou funk, por exemplo), porém de cunho motivacional, que te deixem animado, com esperança de um futuro melhor. Nesta linha muitos hinos cristãos (não estou falando do lixo da música gospel) também me ajudam a ficar motivado. As letras são simples e logo ficam repetindo na sua cabeça, o que nesse caso é bom. Vou deixar uma playlist aqui embaixo, caso alguém esteja interessado.

Eu costumo ouvir esse tipo de coisa logo de manhã. Como eu disse o motorista fdp da minha empresa costuma por merdas como funk, forró ou sertanejo universitário logo cedo. Meu único escape é colocar o fone de ouvido no máximo escutando alguma playlist. Neste caso não posso cantar, mas se você tem essa oportunidade, cantar junto potencializará o efeito. Vídeos Motivacionais também ajudam, mas estes eu recomendo assistir durante o desenrolar do dia. O ideal então é que sejam curtos.

De tarde, de manhã e ao meio-dia me queixarei e me lamentarei; e ele ouvirá a minha voz. Salmos 55:17

Como você deve ter percebido os louvores, agradecimentos e petições não terminam com a parte da manhã. Ao invés de fazer uma sessão ininterrupta de 1 hora logo de manhã, eu prefiro dividir esse tempo em pequenos momentos. Por exemplo ao comer uma comida gostosa eu agradeço mentalmente por Deus ter criado comidas tão boas. Existem modelos de bênçãos que você pode recitar antes de comer, mas já percebi que as pessoas não gostam muito quando faço isso, então recomendo que só faça se estiver sozinho mesmo.

 

Uma outra dica que posso dar tem a ver com a organização. Seja organizado. Ao extremo. Isso não só vai agilizar muitas tarefas do seu cotidiano, mas também vai causar uma boa impressão nos outros, especialmente família e chefes. Você pode começar isso no seu próprio quarto. Sempre existe uma forma de deixá-lo mais elegante visualmente. Você provavelmente não é mais adolescente para viver desleixado (e se for, procure consertar esse mau hábito logo). Cuidar da aparência não só a sua, mas a da sua casa, do seu quarto, do seu local de trabalho, por incrível que pareça, ajuda a tirar aquele pensamento de que tudo na sua vida é uma merda. Por exemplo, eu me considero muito mais bonito quando utilizo roupas sociais, terno, gravata e etc. O que eu faço. Aproveito e frequento a igreja sempre que eu posso. Mães, irmãs e no caso, minha esposa sempre me elogiam. Isso faz bem pro ego, claro, mas no fim das contas, todos saem ganhando. Meu trabalho já exige que eu utilize roupas sociais então Você sempre pode incrementar um pouco (sem se destacar demais!) com uma gravata, perfume ou algo diferente. Só o fato de engraxar o sapato já muda a impressão dele perante as pessoas. São pequenas atitudes mas que combinadas todas juntas, acabam por acrescentar vários pontos. Lembre-se:

Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças; porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra, nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.
Eclesiastes 9:10

Isso significa sempre que possível, dê o máximo de si. Não deixe que ninguém tenha motivos para reclamar de você, especialmente alguém da família ou seu chefe. Se comprometeu? Faça bem feito oras. No fim das contas, isso pode não trazer lucro pra você. Mas dificilmente trará dor de cabeça depois.

Um outro conselho que eu acho interessante, mas de todos, também é o mais difícil de ser seguido. Envolve diretamente sua alimentação.

Por que você gasta dinheiro naquilo que não é comida e o seu trabalho árduo naquilo que não satisfaz? Escutem, escutem ao Senhor, e comam o que é bom, e a alma de vocês se deliciará na mais fina refeição.
Isaías 55:2

Preste atenção na notícia abaixo:

 Os micróbios de seu estômago afetam sua saúde mental Estudos recentes mostram a relação entre a diversidade de bactérias que vivem no intestino humano e doenças como a depressão e a ansiedade.Você não precisa clicar pra ler a matéria. Resumidamente falando, o que você come pode te deixar com depressão e pensamentos suicidas, mas também pode curar a depressão (como os alimentos probióticos – pesquise kefir, kombucha, etc). Então se você quer ficar mais motivado no seu dia-a-dia, pare de comer junk-food, e gaste seu dinheiro em comida de verdade. A sua mente agradece. E o seu corpo também.

Porque, como o homem imaginou no seu coração, assim ele é…
Provérbios 23:7

Nos tornamos aquilo que contemplamos. O meu penúltimo conselho é buscar grupos de pessoas motivadas.  Não estou simplesmente falando de playboys ou gente que nasceu em berço de ouro, pelo contrário. Gente que está na merda assim como você, mas não se abala por isso. Qualquer coisa serve, até aquelas reuniões de marketing multinível, desde que seja de graça. Esse é um dos motivos que eu vou pra igreja. Os sermões do pastor sempre são inspiradores. Mas se você não gosta desse ambiente, procure algum que lhe sirva.

 

E se tudo o mais falhar?

Por fim, o último conselho que eu dou é este:

Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas vou prosseguindo, para ver se poderei alcançar aquilo para o que fui também alcançado por Cristo Jesus.
Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante,
prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus.
Filipenses 3:12-14
Esqueça o que ficou para trás. Deu errado? Tente de novo. Siga em frente. Desistir não resolve muita coisa. Não estou dizendo para dar murro em ponta de faca. Se fez burrada, claro, não cometa novamente. Mas só porque você não conseguiu alcançar aquilo que deseja não é motivo pra desistir. Reveja seus métodos e conceitos, procure descobrir o erro e consertá-lo. É com os fracassos que se aprende. Abraços!.

 

  • Pobre Sofredor

    Post inspirado e inspirador.

  • Senhor Bufunfa

    Gostei. Muito bom seu post. Muitos podem falar que é “religioso” demais, mas não se importe. Temos que expressar o que acreditamos que pode ajudar as pessoas.

    Abraços